top of page
Foto do escritorInstituto Holos-Vida

Ultrassonografia da próstata


Dr. Antonio Rahal

Como é realizado este exame?

Quais os tipos de ultrassonografia da próstata?

Quais as alterações que podemos encontrar neste exame?


Muitas são as dúvidas que chegam até nós sobre a natureza da próstata, sua localização, sua função, e quais os problemas que pode apresentar. Estas dúvidas estão presentes na mente de toda a população, visto que o câncer de próstata e o segundo tipo mais frequente de tumor maligno envolvendo os homens no Brasil.

Inicialmente, cabe mencionar, que a próstata é um órgão, presente apenas em pessoas do sexo genético masculino. Trata-se de um órgão naturalmente pequeno, com o formato de uma noz, verificado no centro da pelve menor masculina. Apresenta volume em pessoas sadias de até cerca de 24 centímetros cúbicos, cerca de 4 a 5 cm no maior eixo. Tem por finalidade a produção de fluido seminal que nutre e transporta os espermatozoides.


Por dentro da próstata passa a uretra, conduto urinário que leva a urina da bexiga para o pênis no momento da excreção urinária.


O aumento das dimensões prostáticas pode ocorrer por causas não malignas, como é o caso da hiperplasia prostática benigna, ou por causa tumoral maligna, o temido câncer da próstata. O aumento prostático, seja de qualquer natureza, é, por vezes, assintomático, ou seja, os pacientes urinam, têm ereção e ejaculam normalmente. Conforme a próstata cresce, ocorre compressão progressiva da uretra , bem como dos feixes vasculho-nervosos periféricos, ocorrendo perda progressiva da força do jato urinário.


O aumento da próstata não tem relação direta com o câncer da próstata. Há muitos cânceres prostáticos assintomáticos, que não cursam com aumento significativo da próstata, tampouco com alterações funcionais de micção, ereção ou ejaculação, ao menos em suas etapas inicias.

A próstata apresenta, predominantemente, as zonas periférica e central. Cerca de 75 % dos cânceres prostáticos ocorrem na zona periférica da próstata, justamente a área que é melhor avaliada nos exames de ultrassonografia.


A ultrassonografia da próstata é um exame realizado em cerca de 20 a 30 minutos, necessitando de bexiga cheia de urina para uma avaliação mais completa. Pode ser realizado por via trans-abdominal, sendo esta a abordagem mais frequente, ou também por acesso endo-retal, esta via mais frequentemente realizada quando a biópsia for também necessária.


O exame ultrassonográfico da próstata Inclui uma avaliação pormenorizada da pelve menor masculina, da bexiga, dos meatos ureterais, que trazem a urina dos rins, da origem da uretra, das vesículas seminais, da próstata em suas regiões periférica e central, sem avaliados sua morfologia, suas dimensões, seu volume e seu aspecto geral. Ao final do exame o paciente urina, esvaziando completamente a bexiga, e retorna para avaliação do chamado resíduo vesical pós-miccional, ou seja, através do resíduo de urina no interior da bexigam, inferimos se a próstata pode estar limitando em algum grau a micção.


Importante salientar que a ultrassonografia da próstata NÃO deve ser o único exame para avaliação da saúde prostática, devendo sempre vir acompanhada de uma consulta clínica e da dosagem de hormônio prostático específico (PSA). Quando houver alterações na ultrassonografia da próstata, com alterações de exame físico e / ou hormonais, uma biópsia prostática poderá ser solicitada pelo médico que acompanha o paciente.


No Instituto HOLOS VIDA dispomos de atendimento clinico personalizado para saúde masculina, ultrassonografia prostática por vias transabdominal e transretal, bem como profissionais especialistas que realizam biópsia prostática guiada por ultrassonografia.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page