top of page
Foto do escritorInstituto Holos-Vida

Terapia de Viscossuplementação Articular: para que serve e quais os resultados esperados

Atualizado: 16 de abr. de 2020

Dr. Antônio Rahal


As Infiltrações Musculares orientadas por imagem constituem um amplo leque de procedimentos que visam ao alívio da dor articular, na maioria das vezes crônica, como em artroses, mas também em algumas situações agudas, com estado inflamatório e pós-trauma. Dentro deste leque de procedimentos, compreendidos dentro do grupo de PROCEDIMENTOS INTERVENCIONISTAS PERCUTÂNEOS GUIADOS POR IMAGEM, está a Viscossuplementação.


A viscossuplementação é a introdução, no interior dos espaços articulares, sob indicações precisas e bem estudadas, respeitando-se as peculiaridades individuais de cada paciente, de um líquido de aspecto gelatinoso com função de amortecer e promover lubrificação das articulações, permitindo que as superfícies articulares deslizem entre si de modo não traumático, suavizando o movimento. Esta substância é o ácido hialurônico.


O Ácido Hialurônico é uma substância produzida habitualmente por células que constituem a membrana articular. Esta membrana apresenta, ao longo da vida, uma perda na sua espessura, bem como perda da capacidade de produzir esta substância.


Deste modo, o Ácido Hialurônico é o elemento principal da terapia de viscossuplementação. Há, entretanto, no mercado, vários produtos que possuem este princípio ativo, alguns de origem animal (aviária, produzidos através das cristas dos galos) e outros de origem não animal, não aviária (produzidos através de fermentação por bactérias). Dentro do primeiro grupo temos como exemplos o Synvisc, de origem nacional, e no segundo grupo, Orthovisc e Viscoseal são exemplos, dentre outros fármacos bem conhecidos e com resultados satisfatórios.


Outra forma de separar os diferentes grupos de medicamentos contendo Ácido Hialurônico é através do peso molecular que possuem. Há medicamentos com alto peso molecular e outros, mais recentes, com menor peso molecular. Estudos de diferentes grupos afirmam que o peso molecular teria impacto direto na resposta obtida pela articulação. Produtos com alto peso molecular teriam uma maior permanência dentro do espaço articular, reduzindo os intervalos entre as aplicações. Já medicamentos com menor peso molecular teriam um maior poder de penetração na cartilagem, com efeito regenerativo.

Compreendidos os princípios básicos da terapia de viscossuplementação, cabe-nos saber indicar o tratamento. A indicação não deve ser aleatória, havendo princípios que norteiam a aplicação.


A razão básica que justifica a realização de um procedimento intervencionista com foco no tratamento da dor articular deve ser a intratabilidade ou a obtenção de resultados insatisfatórios mediante as opções tradicionais de tratamento, ou seja, a DOR REFRATÁRIA À TERAPÊUTICA CONVENCIONAL.


Pacientes com dor crônica que utilizaram-se de medicamentos orais, anti-inflamatórios e/ou analgésicos, submeteram-se à fisioterapia, ou mesmo a infiltrações de corticóides intra-articular sem os resultados esperados, podem ser considerados para a viscossuplementação.

De igual modo, pacientes com dor crônica articular e limitação ou contraindicação ao tratamento cirúrgico, por comorbidades, ou mesmo que recusem o tratamento cirúrgico, podem também considerar esta estratégia de tratamento.


Há grupos de pacientes, como os que apresentam patologias renais, gástricas, úlceras, duodenites, e outras doenças inflamatórias intestinais que têm restrições ao uso crônico e repetido de anti-inflamatório, também poderão se beneficiar da viscossuplementação.

"Importante ressaltar, todavia, que a terapia com Viscossuplementação não substitui a cirurgia articular."


Em casos mais avançados, sobretudo de artroses severas, com instabilidade, limitação acentuada ao movimento e risco de quedas, a cirurgia, QUANDO PASSÍVEL de realização, sobretudo a colocação de prótese total, trará resultados melhores e mais duradouros. Nos demais casos, já citados acima, a Viscossuplementação será alternativa pouco invasiva e com resultados mais rápidos, porém com duração limitada em alguns casos, e com necessidade de re-intervenção em meses ou anos.


Uma pergunta frequente dos nossos pacientes é COMO É REALIZADO ESTE PROCEDIMENTO DE INFILTRAÇÃO COM VISCOSSUPLEMENTAÇÃO?

Resposta: Trata-se de procedimento que pode ser realizado tanto em consultório quanto em estrutura de Hospital-dia. Após adequadas assepsia e colocação de um pequeno campo cirúrgico com orifício central (campo fenestrado), realizamos anestesia local, orientada por ultrassonografia e, após esta etapa, introduzimos no interior da articulação a ser tratada, o Ácido Hialurônico sob visualização direta e em tempo real da agulha através do exame de ultrassonografia. Esta técnica confere grande precisão ao procedimento, e também rapidez, visto que o procedimento demora não mais que 15 a 20 minutos nas principais articulações. A depender do quadro clínico do paciente, bem como da medicação selecionada para a infiltração, o procedimento deverá ser repetido semanalmente, por até 5 semanas. Há medicamentos e situações clínicas em que a aplicação em dose única poderá trazer os resultados desejados.


Por tratar-se de procedimento pouco invasivo, os pacientes frequentemente retornam às suas atividades habituais (exceto atividades físicas) no mesmo dia, ou no dia seguinte, avaliados caso a caso. Para inicio de atividades físicas como academia, caminhada e corrida sugere-se, A DEPENDER DO CASO ABORDADO, começar após o terceiro dia pós-tratamento.


Quanto aos resultados esperados, podemos notar remissão da dor já no momento imediato após o tratamento. Em outras situações, como por exemplo em casos de lesões articulares mais pronunciadas, a resposta poderá ocorrer, mais frequentemente, após a 3ª aplicação.


Quanto à duração da analgesia obtida, normalmente os pacientes necessitam de nova aplicação entre 6 meses e 1 ano, a depender de fatores como idade, grau de lesão articular, peso, se realizou atividade física ou não. A terapia pode ser repetida inúmeras vezes, havendo inclusive estudos que demonstram a melhora da performance articular, com redução progressiva da resposta inflamatória pelas células e mesmo estímulo à estabilidade e ao aumento na produção de ácido hialurônico localmente, melhorando progressivamente a viscosidade do líquido sinovial. Tal observação leva a crer que, a aplicação de viscossuplementação promove resultados tanto melhores e mais duradouros à medida em que é repetida, DESDE QUE adequadamente indicada, caso a caso, e realizada com preservação de detalhes técnicos.


O Instituto Holos Vida possui, em seu corpo clínico, profissionais que poderão promover orientação adequada no que tange às infiltrações com viscossuplementação, melhores indicações, realizando os procedimentos, com conseqüente acompanhamento ambutorial dos pacientes tratados, oferecendo desde a Consulta de Orientação, até o Tratamento por Viscossuplementação e o Seguimento pós-terapêutico aos nossos pacientes.

24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page