top of page
Foto do escritorInstituto Holos-Vida

Radiologia Intervencionista: o que é esta especialidade médica? Como ela pode ajudar os pacientes?

Dr. Antonio Rahal


A Radiologia Intervencionista, também conhecida como Intervenção Guiada por Imagem, é uma especialidade médica que promove diagnósticos e tratamentos de modo preciso, rápido e minimamente invasivo.


A mínima invasividade destes procedimentos, quando comparada a outros procedimentos não guiados por imagem, é a grande marca e o grande diferencial desta especialidade.

Baseia-se na introdução de delgadas agulhas de biópsia, de ablação térmica, ou de drenos de reduzidos calibres, SEMPRE sob orientação precisa de métodos de imagem de última geração, como ultrassonografia com Doppler, ultrassonografia com uso de contraste de microbolhas, tomografia isoladamente, ou associada à ultrassonografia, ressonância magnética em fusão com ultrassonografia, ou mesmo raios-X sob a forma de arcos de escopia.


Oferece como procedimentos pouco invasivos, em amplo leque, alternativas seguras e eficazes a vários procedimentos cirúrgicos convencionais, que são mais invasivos e demorados.


A grande maioria dos procedimentos intervencionistas pode ser realizada em ambiente ambulatorial ou em regime de hospital dia, necessitando apenas de anestesia local, somada ou não à sedação, dispensando anestesia geral.


Nossa atuação geralmente se faz em parceria com outras especialidades clínico-cirúrgicas, trazendo sério e saudável caráter MULTIDISPLINAR à prática, o que favorece a condução de diferentes situações médicas, desde as mais simples, até aquelas de grande complexidade e gravidade.


Trata-se de um ramo da medicina em franco crescimento, indispensável na rotina de grandes centros médicos como é o caso de São Paulo. Uma quantidade enorme de procedimentos já cotidianos, e conhecidos de muitos, são considerados intervencionistas, como é o caso das PAAFS, as famosas punções aspirativas por agulha fina, as infiltrações articulares em casos de dor crônica, como em ombros, quadris, joelhos, tornonelos, punhos e também na coluna, em situações de dorsalgias e lombalgias de difícil manejo clínico. Outras, como as biópsias percutâneas de fígado, de rins, gânglios linfáticos, as ablações de tireoide, dentro outros, estão incluídas dentro do vasto grupo de exames / procedimentos intervencionistas, que podem ser realizados, em sua maioria, em regime ambulatorial, com anestesia local, sua imensa maioria, e alta em poucas horas.


Nosso instituto possui profissionais que realizam TODO o vasto leque de procedimentos intervencionistas percutâneos, com médicos de excelente formação e grande experiência. Se seu médico solicitou um procedimento intervencionista e você gostaria de se informar melhor sobre o exame, suas indicações e detalhes, agende uma consulta com um de nossos profissionais.


Todos os procedimentos intervencionistas realizados por nossa equipe incluem uma consulta pré-procedimento, e, ao menos, uma consulta pós-procedimento, para avaliação do resultado e adequada orientação dos nossos pacientes.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page