top of page
Foto do escritorInstituto Holos-Vida

O que é PAAF de Tireoide? Quando devo realizar este procedimento?

Dr. Antonio Rahal

A PAAF de tireoide, também conhecida como Punção Aspirativa por Agulha Fina de Tireoide, é um procedimento intervencionista percutâneo de natureza DIAGNÓSTICA, e que também se aplica a outros órgãos, como gânglios linfáticos aumentados / suspeitos, os chamados linfonodos, glândulas salivares, dentre outros.


Trata-se de procedimento guiado por ultrassonografia em tempo real, em que se utiliza uma agulha de fino calibre, geralmente 21 Ga ou 22 Ga (cerca de 1 milímetro de espessura), acoplada a uma seringa de 20 ml e a um sistema de aspiração, conhecido como cito-aspirador.


É um procedimento na categoria dos procedimentos intervencionistas menos complexos, realizado sob anestesia local em sua grande maioria, e que dura cerca de 15 minutos a 30 minutos de tempo TOTAL de realização. Por sua natureza pouco invasiva e rápida, pode ser realizado em ambiente ambulatorial e de Hospital dia.


Após localização do nódulo ou dos nódulos a serem biopsiados / puncionados, procede-se à limpeza da pele, e à anestesia local, com um botão anestésico envolvendo pele, tecido subcutâneo, até a região adjacente à tireoide, ou região a ser puncionada. A seguir, introduz-se uma agulha acoplada ao sistema de punção no interior do nódulo, e realizam-se movimentos de vaivém, com leve pressão negativa, obtendo-se mínima amostragem citológica da área abordada. Esta punção é realizada geralmente de uma a três vezes, a depender do aspecto do nódulo. A seguir, este material e colocado em lâminas de vidro, de citopatologia, que serão avaliadas por um patologista, que dará sua impressão após estudar o material.

A principal indicação à realização deste exame é a presença de nódulos suspeitos, lesões suspeitas, sobretudo na glândula tireoide. O exame mais utilizado para avaliar o grau de suspeição de um nódulo é a ultrassonografia, que poderá ser realizada na suspeita de alguma patologia tireoideana, ou mesmo de modo rotineiro, geralmente anual.



O Instituto HOLOS VIDA possui em seu corpo clínico profissionais que realizam ultrassonografia DIRECIONADA à avaliação da glândula tireoide e cervical, bem como intervencionistas que realizam a PAAF de lesões ou nódulos que tenham indicação de investigação adicional, de modo preciso, confortável e passando segurança aos nossos clientes, para que este momento seja o mais tranquilo possível.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page