top of page
Foto do escritorInstituto Holos-Vida

Ultrassonogafia: quais as características deste exame de imagem?

Atualizado: 16 de abr. de 2020

Dr. Antonio Rahal


A ultrassonografia é uma modalidade de exame de imagem com características muito singulares. Compreender estas características é etapa fundamental para elucidar o real alcance de sua aplicabilidade.


Trata-se de equipamento que produz imagens exclusivamente pela emissão de ondas sonoras, ondas de som que partem dos seus transdutores. Os transdutores são aqueles pequenos equipamentos que o ultrassonografista, após passar gel de contato, passa na região do corpo do paciente que deseja avaliar.

Há diferentes tipos de transdutores, desde equipamentos convexos, passando por transdutores lineares e outros endocavitários, para exames transvaginais e endorretais, por exemplo. O que muda de um transdutor em relação a outro é a frequência da emissão sonora. Há transdutores com maior frequência, e que apresentam melhor resolução espacial. Estes frequentemente são utilizados para avaliar estruturas superficiais, como pescoço, mãos, joelhos, estruturas superficiais. Há também aqueles com menor frequência, apresentando menor resolução espacial, todavia permitindo a avaliação de estruturas mais profundas, como órgãos abdominais. Os transdutores endocavitários, como o transvaginal, apresentam frequências intermediárias, sendo morfologicamente adequados para avaliação íntima.

Os equipamentos de Ultrassonografia, atualmente, são disponíveis tanto em versões maiores, como em versões portáteis, do tamanho de uma pasta ou mala executiva, podendo ser transportados virtualmente a qualquer lugar para realização dos exames. Essa é uma enorme vantagem em relação a outros equipamentos como Tomografia, Ressonância magnética e mesmo equipamento de Raios-X.



Outra característica da ultrassonografia, e que representa verdadeira vantagem em relação aos demais métodos, é a completa AUSÊNCIA DE RADIAÇÃO. Como discorremos acima, a ultrassonografia se baseia na emissão de ondas sonoras, não necessitando de radiação para formar suas imagens, como por exemplo, tomografias e raios-X.

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page